
ORTOPANTOMOGRAFIA
Trata-se dum exame complementar de diagnóstico fundamental em medicina dentária. Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas.
Este exame permite avaliar: dentes ausentes, estádio de erupção dentária (avaliação do desenvolvimento dos germes dentários dos dentes permanentes), determinação da idade do paciente, detecção atempada da existência de anomalias dentárias, alterações de número por excesso ou por defeito, disposição dos dentes na arcada e trajectória provável de erupção, linhas de fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes do siso) e sua posição nos maxilares, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações e/ou de próteses dentárias e morfologia do côndilo.
Trata-se dum exame radiográfico panorâmico. É realizado com um aparelho apropriado que se designa de ortopantomógrafo. O doente é colocado na posição adequada, não se devendo mexer durante a execução do exame. Posteriormente, o foco de emissão dos raios X move-se em torno do doente e a nível das arcadas dentárias.
Este exame é feito por um técnico de radiologia, podendo ter a orientação dum radiologista ou dum médico dentista ou estomatologista.
Não se trata dum exame invasivo e como tal não é doloroso. Deve ser utilizado o avental de chumbo em mulheres grávidas. Devem ser retirados todos os objectos metálicos passíveis de aparecer na radiografia (brincos, “piercings”). Desconhecem-se complicações.
Permite ter um conhecimento geral de toda a estrutura óssea e dentária do paciente. Embora a ortopantomografia não substitua as radiografias intra-orais (peri-apicais ou bite-wings).
TELERADIOGRAFIA LATERAL indicada para estudo do crescimento e desenvolvimento, bem como anomalias, craniofaciais; avaliação das relações geométricas dento-faciais, identificação de dentes retidos na parte anterior planeamento de tratamentos ortodontico, apreciação da sua progressão, e observação das modificações morfológicas após o tratamento.
A sua maior aplicação é na Ortodontia e Cirurgia Ortognática, mas também pode ser bastante útil em Implantologia, em casos de perdas de dentes anteriores.
Para avaliação diagnóstica da telerradiografia lateral, são utilizados critérios de análise cefalométrica
RADIOGRAFIA DE PERFIL DO CRÂNIO para análise dos seios frontais, etmoidais, esfenóidais e maxilares.
|