Ortopantomografia

ORTOPANTOMOGRAFIA 

 

Trata-se dum exame complementar de diagnóstico fundamental em medicina dentária. Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas.

 

Este exame permite avaliar: dentes ausentes, estádio de erupção dentária (avaliação do desenvolvimento dos germes dentários dos dentes permanentes), determinação da idade do paciente, detecção atempada da existência de anomalias dentárias, alterações de número por excesso ou por defeito, disposição dos dentes na arcada e trajectória provável de erupção, linhas de fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes do siso) e sua posição nos maxilares, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações e/ou de próteses dentárias e morfologia do côndilo.

 

Trata-se dum exame radiográfico panorâmico. É realizado com um aparelho apropriado que se designa de ortopantomógrafo. O doente é colocado na posição adequada, não se devendo mexer durante a execução do exame. Posteriormente, o foco de emissão dos raios X move-se em torno do doente e a nível das arcadas dentárias.

 

Este exame é feito por um técnico de radiologia, podendo ter a orientação dum radiologista ou dum médico dentista ou estomatologista.

 

Não se trata dum exame invasivo e como tal não é doloroso. Deve ser utilizado o avental de chumbo em mulheres grávidas. Devem ser retirados todos os objectos metálicos passíveis de aparecer na radiografia (brincos, “piercings”). Desconhecem-se complicações.

 

Permite ter um conhecimento geral de toda a estrutura óssea e dentária do paciente. Embora a ortopantomografia não substitua as radiografias intra-orais (peri-apicais ou bite-wings).

 

TELERADIOGRAFIA LATERAL indicada para estudo do crescimento e desenvolvimento, bem como anomalias, craniofaciais; avaliação das relações geométricas dento-faciais, identificação de dentes retidos na parte anterior planeamento de tratamentos ortodontico, apreciação da sua progressão, e observação das modificações morfológicas após o tratamento.

A sua maior aplicação é na Ortodontia e Cirurgia Ortognática, mas também pode ser bastante útil em Implantologia, em casos de perdas de dentes anteriores.

Para avaliação diagnóstica da telerradiografia lateral, são utilizados critérios de análise cefalométrica 

 

RADIOGRAFIA DE PERFIL DO CRÂNIO para análise dos seios frontais, etmoidais, esfenóidais e maxilares.

   

Patrocínio ao Clube Oriental de Lisboa
A CLÍNICA ORIENTAL DE CHELAS renovou patrocínio com o Clube Oriental de Lisboa que termina a Segunda Liga num confortável 15.º lugar. Uma prestação muito acima das expectativas por parte de um grupo de Guerreiros que comandados com mestria mantêm cada vez mais vivas as cores do Oriental no regresso às competições profissionais um quarto de século depois.

Cartão Dental Chelas
O Cartão Dental Chelas alargou o âmbito de cobertura, possibilitando consultas de especialidades.

Protocolo com a ASMECI
A Clínica Oriental de Chelas celebrou mais um protocolo com a Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio e Indústria

Novas vantagens do Cartão Dental Chelas
Os beneficiários do Cartão Dental Chelas - Plano de Saúde da Clínica Oriental de Chelas, usufruem agora de consultas da especialidade, cujo preço varia entre os 30.00€ e os 36.00€ (exceto ginecologia e psiquiatria/saúde mental) e, também, o acesso a meios complementares de diagnóstico de imagiologia.

Protocolo de Saúde Escolar
A Clínica Oriental de Chelas celebrou um protocolo com o Agrupamento de Escolas D. Dinis que permite o acesso privilegiado a um conjunto de cuidados de saúde nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento a preços mais acessíveis.

Excelência Com Proximidade - PME Lider
Com mais de 35 anos ao serviço da saúde a Clínica Oriental de Chelas direciona o seu enfoque para as áreas das análises clínicas, especialidade médicas, Medicina Dentária e Imagiologia (Mamografia, Ortopantomografia e Ecografia Geral). A aposta permanente em equipamentos de topo, e em equipas médicas altamente especializadas transformou uma unidade de saúde de proximidade num prestador com procura acentuada por pacientes da Grande Lisboa e arredores.